Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia

A jornalista e promotora da equidade de gênero e raça, Rachel Quintiliano, lança livro com leitura de mundo, a partir do lugar de mulher negra no contexto da pandemia

O principal objetivo da jornalista e promotora da equidade de gênero e raça, Rachel Quintiliano (@rachelqtl), ao escrever o livro “Negra Percepção: sobre mim e nós na pandemia”, foi refletir e compartilhar uma leitura de mundo. Ela desejava fazer isso a partir de um lugar específico de fala.

Capa do livro Negra percepção: sobre mime nós na pandemia

Assistir, ouvir, ler e, até certo ponto, sentir sobre o impacto da pandemia de Covid-19 na vida de pessoas negras atravessou a escrita de Rachel Quintiliano. Isso abriu espaço para conversas sinceras, cheias de posicionamentos, reflexões e dúvidas expressos em sua coluna mensal em um veículo de imprensa negra. Agora, essas reflexões estão reunidas em livro. 

A partir de uma série de artigos sobre temas diversos, escritos entre 2020 e 2022 e divididos em três capítulos, a publicação apresenta uma análise sobre como a pandemia afetou de maneira distinta indivíduos negros e não negros. Além disso, a pandemia também causou sofrimento, abriu espaço para uma política de morte e revelou estratégias de resistência em um contexto de democracia frágil.


Saiba onde comprar o livro:

1. Direto com a autora. Preço único + entrega para todo o Brasil + dedicatória.
2. No site da Dandara Editora
3. No site da Amazon


MOTIVOS PARA LER

Hamalli Alcântara, Maurício Pestana, Jurema Werneck, Fernanda Papa e Oswaldo de Camargo tiveram a chance de ler e compartilham opinião sobre o livro.

  • Opinião de Oswaldo de Camargo, jornalista e escritor sobre o livro Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia
  • Opinião de Hamalli Alcântara, editora da revista Raça sobre o livro Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia
  • Opinião de Maurício Pestana
  • Opinião de Jurema Werneck
  • Opinião de Fernanda Papa sobre o livro Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia

SOBRE A AUTORA

Rachel Quintiliano é jornalista, defensora dos direitos humanos e escritora. Com uma abordagem simples, escreve sobre ser mulher negra na atualidade, que inclui passar por temas como racismo, machismo, discriminação, resiliência e amor-próprio. 

Seus escritos são acessíveis, interessantes e uma fonte confiável de informações, porque são baseados em acontecimentos públicos, pesquisas e experiências pessoais, oferecendo uma visão aprofundada sobre cada tema. 


FICHA TÉCNICA

Autora: Rachel Quintiliano
Direção editorial: Joselicio Junior 
Apresentação: Hamalli Alcântara
Orelha: Oswaldo de Camargo
Formato: 14×2 cm
Páginas: 96
Ano de Publicação: 2023
ISBN: 978-65-88586-23-5
Editora: Dandara



SAIBA MAIS

CEO da Raça avalia livro com visão de mulher negra sobre a pandemia

Muito ainda há de se escrever, analisar, teorizar, enfim, estudar a vasta produção realizada sobre o período mais crítico no qual a humanidade passou neste início de século, que foi auge da pandemia da Covid-19, entre 2020 e 2022. Mas o que se criou naquele período? Quais as reflexões que estavam sendo realizadas? A resposta…

Brancos e negros não estiveram no mesmo barco na pandemia

Denúncia: brancos e negros não estiveram no mesmo barco na pandemia Rachel Quintiliano denuncia no primeiro capítulo do livro “Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia”, que brancos e negros não estiveram no mesmo barco na pandemia e que o privilégio branco ficou ainda mais evidente, com a chegada e permanência do home office.…

Autor e editora precisam dar match

Quando o livro “Negra percepção: sobre mim e nós na pandemia” ainda era uma ideia, a autora, Rachel Quintiliano, já tinha em mente que precisava encontrar uma editora com um perfil específico. Entre as editoras que ela admira está a Dandara, pelo simples fato de ser jovem e negra, porque ela buscava um compromisso com…