O Brasil é convidado de honra da 32ª Feira Internacional do Livro de Havana, que começou no dia 15 e vai até o dia 25 de fevereiro.
Esta edição tem como tema “Ler é construir identidade”, para promover a leitura como uma das principais atividades para a formação da identidade individual e coletiva e de um autêntico pensamento crítico.
A comitiva brasileira organizada pelo Ministério da Cultura foi composta pela própria Ministra da Cultura, Margareth Menezes, outros membros do executivo brasileiro e 15 escritores, entre eles estão: Conceição Evaristo, recentemente eleita recentemente para a Academia Mineira de Letras; Eliana Alves Cruz; Emicida; Marcelo D’ Salete e Cidinha da Silva, entre outros.
A Ministra disse que a potência do encontro materializa uma grande oportunidade de fortalecimento das trocas, tendo como elo de conexão a cultura, posto que o Brasil está retomando e fortalecendo as políticas públicas culturais em âmbito internacional.
Parte dessa estratégia pode ser observada com o envio, por parte do Brasil, de 6 mil exemplares de livros brasileiros traduzidos para o espanhol para doação. Além disso, o governo brasileiro também assinou termos de cooperação entre os países para a realização de intercâmbios culturais.