Como uma coisa puxa a outra e discutir representatividade é fundamental para o desenvolvimento das crianças – ainda na trilhas dos livros infantis, decidi dar continuidade às indicações com o livro Super Black, também publicado neste ano de 2021, por Renata Oliveira e Tatiane Santos.
O livro apresenta Lucas, um menino feliz e sorridente, criado em um ambiente afrocentrado. Por isso, ele se sente orgulhoso, inclusive pelo cabelo black power que faz questão de ostentar e que acaba dando nome ao seu personagem, o herói “Super Black”.
Diante de um dilema real sobre baixa representatividade nos livros infantis, Lucas atua e garante que sua melhor amiga, Dandara, possa ter acesso, conhecer e se reconhecer em um livro que apresenta uma princesa negra.
A mobilização de Lucas começa quando ele percebe que Dandara está triste por não se enxergar nos livros que lê. Ele então mobiliza a professora e, juntos, mudam o rumo da história.
O livro, publicado pela Editora Clube da Cultura, traz ilustrações de Pamella Paixão e passa um recado nítido sobre a importância da representatividade e a valorização e respeito às diferenças.
para comprar, basta entrar em contato via o perfil @superblack.oficial no Instagram.
Renata Oliveira é pedagoga e atua com educação infantil na rede pública de ensino. É também idealizadora do perfil @todo_assunto voltado à educação, infância e práticas antirracistas.
Tatiane Santos também é pedagoga e realiza um trabalho de promoção da equidade e enfrentamento ao racismo no ambiente escolar. Usa o seu perfil, @pretinhaeducadora, para falar sobre empoderamento, educação infantil e enfrentamento ao racismo. Cultura
Conteúdo publicado originalmente em 22/04/21: https://revistaraca.com.br/raca-indica-13/