Minha carne: diário de uma prisão de Preta Ferreira

ntes de abrir o livro evoque coragem!

O ano de 2020 não foi fácil, especialmente para o cenário da cultura, que sofreu com espaços fechados e poucas oportunidades de trabalho. Para alguns certamente foi mais difícil que para outros. Em tempos difíceis, é preciso coragem para ler relatos densos, de histórias reais, duras, mas também de sobrevivência, de resiliência e do compartilhamento de aprendizados.

É o que fez a artista (cantora, atriz, produtora, ativista) Preta Ferreira, que em 2020 lançou o livro “Minha Carne: diário de uma prisão” sobre os meses que passou reclusa, sob a acusação de  associação criminosa e extorsão. Ela, seu irmão e outros ativistas, vinculados a movimentos por moradia, foram presos a partir da mesma denúncia.

Em entrevista para uma TV, enquanto ainda estava presa, Preta disse: “Eu estou presa porque nasci em um país.. mulher, preta, pobre, onde quem mandam são os homens brancos, racistas e machistas. Eu estou presa porque briguei lá fora pelos meus direitos constitucionais, porque moradia é um direito constitucional”.

Em um trecho do livro ela diz: “Eu não desejo para ninguém uma vida em um lugar como aquele. Graças a Deus e a minha mãe, eu sempre soube me virar desde cedo. Aprendi o que era humildade e a tratar gente como gente. Foi o que me salvou na prisão. Eu sempre acreditei que ninguém é melhor que ninguém, e aqui essa contestação ficou ainda mais viva”.

Sem dúvida, é preciso coragem para ler e ter a cabeça aberta para aprender com Preta.

A editora informa que o livro “conta com uma apresentação sobre a vida da cantora e com surpresas inesperadas – como quando recebeu em sua casa a visita da ativista Angela Davis –, além de reflexões pós-cárcere em plena pandemia”. Respondendo ao processo em liberdade e obrigada a seguir diversas regras, como horário para sair e voltar para casa e compromissos no fórum de justiça, ainda há um árduo caminho até a finalização do processo: “Eu tô livre, mas continuo presa”.
Saiba mais:  https://www2.boitempoeditorial.com.br/produto/minha-carne-diario-de-uma-prisao-1041
https://www.instagram.com/preferreira/

Conteúdo publicado originalmente em 21/01/2021 em https://revistaraca.com.br/raca-indica/

Deixe um comentário